A medicação pode ser aplicada de forma Tópica, diretamente no local onde deverá agir: via dérmica, espalhada na pele; via ocular ou oftálmica, diretamente no globo ocular; via auricular ou otológica, na cavidade do ouvido; via nasal, através de gotas ou spray nasal diretamente no nariz; e vaginal e anal através de pomadas, cremes e clisteres medicamentosos, diretamente na cavidade.
A via dérmica, pode ainda ser utilizada para aplicação de adesivos transdérmicos, cuja liberação do fármaco é feita de forma programada. Adesivos de nicotina são auxiliares no tratamento da dependência pelo tabaco (tabagismo), anticoncepcionais em forma de adesivos facilitam a administração, pois, depois de aderidos à pele, permanecem pelo período do ciclo menstrual liberando doses constantes dos hormônios, uma facilidade para quem esquece a pílula com freqüência. Esses são apenas dois exemplos de adesivos transdérmicos medicamentosos disponíveis no mercado mas podemos encontrar analgésicos, antiinflamatórios, para tratamento de calosidades, tratamento de reposição de hormônios para a menopausa e até adesivos para o tratamento da Doença de Alzheimer.
A Equipe Enfermagem realiza esses e outros procedimentos com técnicos qualificados e material de alta qualidade. Consulte aqui outros procedimentos. As terapias medicamentosas são executadas sob prescrição da equipe de saúde responsável.
Solicite aqui nossos serviços.
As informações continas nessa página eletrônica não têm o intuito de promover ou incentivar o autodiagnóstico ou a automedicação. Siga sempre as orientações de seu médico assistente, utilize medicamentos e produtos conforme a orientação do fabricante (da bula) ou do profissional que o prescreveu. Nosso intuito é apenas ilustrar e esclarecer, de forma superficial, alguns procedimentos e usos de produtos e serviços contidos nessa página. Sob hipótese alguma substitua as orientações do profissional assistente por essas ou quaisquer outras.