Logotipo Equipe Enfermagem Procedimentos de Enfermagem em Porto Alegre
Equipe Enfermagem decoração superior

Administração de Medicamentos

Soroterapia

As terapias medicamentosas fazem parte do dia a dia da enfermagem. Administrá-las com segurança e responsabilidade é um preceito ético, e certamente o procedimento mais complexo. Exige conhecimento e observação, além da técnica apurada.

A administração do medicamento, além da prescrição médica e/ou farmacêutica, exige que o profissional tenha conhecimento absoluto do tratamento e da abordagem terapêutica escolhida, bem como as circunstâncias de saúde do paciente. A avaliação correta da via de administração, visando ampliar a ação medicamentosa e reduzir eventuais efeitos colaterais; a observação do estado geral do paciente, com o olhar crítico que indicará alguma reação adversa, ou mesmo a correta evolução do tratamento; o conhecimento para o preparo da medicação como a diluição, a apresentação e armazenamento, validade, características físico-químicas, a colocação de equipo ou outro dispositivo geral ou específico para o processo são algumas das habilidades do profissional.

Nesse contexto, o profissional da equipe enfermagem assume uma grande responsabilidade ao medicar o cliente. Deverá, antes disso, aplicar as cinco certezas da administração medicamentosa, compreender os efeitos do fármaco no corpo humano (previamente discutido com o enfermeiro responsável), identificar corretamente a via de aplicação (usual ou prescrita quando isso for facultativo), reconhecer os fatores de risco para avaliá-los antes de qualquer procedimento, e informar imediatamente o enfermeiro responsável em caso de alguma alteração para que novas diretivas sejam adotadas.

 

Administração da Soroterapia

A Soroterapia é considerada como uma Aplicação de Medicamento Endovenosa diluída em uma solução (soro fisiológico, solução glicosada, água destilada, entre outros diluentes). É aplicada por meio de equipo no acesso endovenoso por período e em concentração controlada conforme a prescrição médica. São ainda chamados de Soroterapia os soros preparados através da inoculação de venenos e agentes tóxicos em animais para o tratamento de picadas de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e outras espécies. Algumas vacinas podem também ser consideradas como tratamentos Soroterápicos, tendo em vista que sua cultura acontece em organismos que produzem soro.

Os procedimentos administrados pela Equipe Enfermagem vão desde a preparação da medicação até o acompanhamento da aplicação do medicamento, sempre seguindo a prescrição e a orientação da equipe médica responsável.

A principal vantagem da Soroterapia é que ela mantém a concentração do medicamento aplicado dentro da zona terapêutica ideal (zona de concentração ótima entre a zona tóxica e a zona não efetiva). A manutenção dessa concentração, para medicações muito agressivas, é preponderante para a minimização de efeitos adversos, para a maximização dos resultados terapêuticos, e principalmente para a manutenção do bem estar do paciente, proporcionando a qualificação de sua recuperação ou a manutenção de sua qualidade geral de saúde.

Bombas de Infusão

A Soroterapia é utilizada ainda para medicamentos cuja concentração ideal é atingida com a inoculação constante das substâncias através de Bombas de Infusão. A calibragem da bomba, a preparação do acesso e do equipo, bem como a diluição e administração efetiva do tratamento são também procedimentos realizados pela Equipe Enfermagem.

Nunca utilize medicamentos sem o conhecimento de seu médico. Sempre peça orientação ao seu Farmacêutico de confiança. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Acidentes com medicação estão entre as maiores ocorrências de casos graves juntos aos centros de controle toxicológicos dos hospitais no Brasil.


A Equipe Enfermagem realiza esses e outros procedimentos com técnicos qualificados e material de alta qualidade. Consulte aqui outros procedimentos. As terapias medicamentosas são executadas sob prescrição da equipe de saúde responsável.
Solicite aqui nossos serviços.

Equipe Enfermagem - Equipo Soroterapia - Ilustração
Equipo Soroterapia - Cortesia Equipe Enfermagem  ©2012
Equipe Enfermagem 2012©
 

  Equipe Enfermagem - Todos os Direitos Reservados - 2012©